terça-feira, 10 de março de 2015

Projeto Leitura Mágica

   Fevereiro foi um mês bastante produtivo! Foram ao todo quinze livros!

   Para o Projeto Leitura Mágica, as metas foram "Clássico da Literatura Brasileira" e Fantasia. Para essas metas escolhi A Obscena Senhora D, de Hilda Hilst e A Trilogia da Névoa de Carlos Ruiz Zafón.

   A Obscena Senhora D, ao contrário do que o título sugere, não é um livro erótico ou pornográfico. A Senhora D é obscena porque deixou de ser hipócrita e de atender as convenções sociais. É um livro sobre sofrimento, sobre perda do ser amado, sobre loucura. Hilda Hilst tem uma narrativa que só posso chamar de hiperativa. Sabe aquelas pessoas que falam sem parar, sem pausa nem para respirar? O livro narrado assim. Em alguns trechos não tem nem letras maiúsculas, parágrafos, pontos ou vírgulas. É a dor em palavras. Acho que foi para compensar que fiz uma página tão colorida.

   A Trilogia da Névoa é composta por três livros: O Príncipe da Névoa, O Palácio da Meia Noite e As Luzes de Setembro. Os livros podem ser lidos em qualquer ordem, pois são histórias diferentes. Na minha cabeça, no entanto, a ordem acima ficou muito boa. Nos três livros são as crianças das famílias que se envolvem na história, o menino Max, no primeiro, os irmãos Ben e Sheere no segundo e a menina Irene no terceiro. No primeiro o Homem da Névoa aparece bem caracterizado, mas nos outros dois ele se disfarça em outras formas, sempre maléficas é claro. As histórias não apresentam um final definido da luta do bem contra o mal. Mas nada fica sem terminar, apenas o Homem da Névoa não é destruído, como se representasse uma maldade universal que nunca acaba. Essa foi uma página que eu gostei. Sem grandes coisas, mas o resultado me agradou bastante.

   Os outros livros que li foram postados lá no facebook e confesso que estou com um pouco de preguiça de escrever aqui nesse momento. fica para depois, certo? Beijinhos queridos amigos!