Páginas

sábado, 3 de outubro de 2015

Leituras de Setembro.

   E, de repente, meu tempo ficou escasso novamente. São as coisas da vida... Mas as leituras estão em dia. Na reunião do Clube do Livro do pessoal da Licenciatura em Química descobri que já li 112 livros esse ano. Então vocês vão me desculpar pelo post breve e somente com as páginas do Projeto Leitura Mágica.
   A primeira meta de leitura de setembro foi Autor Nacional. E para que melhor do que Rubem Alves, psicanalista, pedagogo, um dos fundadores da Teologia da Libertação e um velhinho muito sábio? Morreu no ano passado, deixando uma geração de pedagogos libertadores órfãos. Assim, vamos Do Universo a Jabuticaba.

   A segunda meta foi livro que virou filme. Escolhi o vendedor de passados, de José Eduardo Agualusa, um escritor angolano. Esse mês bateu o espírito revolucionário dos vinte anos em mim.
   Como sabia que o filme iria ser lançado ainda esse ano, escolhi logo esse. Massssssssss, que surpresa! Sei que todo bom leitor naturalmente odeia TODAS as adaptações para o cinema. Mas nesse caso, a adaptação foi extremamente livre. (SPOILER) Só para vocês terem uma ideia, o personagem de Lázaro Ramos no livro é albino. Nada contra o Lázaro Ramos, meu conterrâneo que amo de paixão, mas não foi uma mudança sutil no texto. E sumiram com meu personagem favorito!!!! A lagartixa!!!!! Dizem que o próprio autor autorizou a adaptação, mas... foi adaptação demais. Do livro mesmo, só tem no filme a profissão do personagem, de vendedor de passados. A página ficou assim, com um monte de lagartixas!

   E por agora é só queridos amigos, leitores ou não, deste humilde blog que vos fala, ou seria escreve? E, por favor, leiam. Botem os neurônios para funcionar. Libertem-se! Façam a revolução!