Páginas

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Exercícios de Inspiração da Adliz!

A querida Adliz propôs esse desafio no blog Mundo da Adliz. O primeiro tema para os exercícios foi PINTURA. A tarefa: se inspirar numa pintura e fazer um trabalho. O meu é esse aqui:

E senta que lá vai história...
          O ano: 1995. O local: UFBA, auditório do PAF (antigão), Federação, Salvador, Bahia. Não lembro mais qual era o evento, mas os professores pesquisadores do Instituto de Química deviam apresentar suas linhas de pesquisa.
          Eu estava lá com minha querida orientadora na época e grande amiga hoje, Heloysa Andrade. A época era turbulenta para a pesquisa, recursos minguados e muita dificuldade para tocar o trabalho. E eu, aluna do doutorado.
          Estávamos começando a trabalhar com os zeólitos, que são sólidos com estrutura bastante definida e então...no final de sua apresentação a Heloysa colocou esse quadro de Renè Magritte, L'art de la conversation, de 1950. Se vocês olharem, as pedras arrumadas formam a palavra Reve, que quer dizer sonho, em francês.
          Esse quadro me marcou para sempre. Magritte dizia que as pinturas dele não precisavam ter significado, pois evocavam o mistério e o mistério é impossível de conhecer. Eu acredito que ele gostaria que suas pinturas fossem interpretadas do jeito que cada pessoa quisesse. Eu vejo pedras cinzas e áridas construindo um sonho, pois acho que é difícil manter a fielidade aos sonhos na nossa vida diária, tão cheias de dificuldade. Mas vejo também que mesmo assim os sonhos podem ser contruídos e mantidos.
          É isso, meus amigos. Saibam que vocês são parte deste sonho meu de todo dia. Obrigado por olharem. Um grande beijo.

3 comentários:

Dilaine de Oliveira disse...

Su, super lindo e poético! Amei saber da história por trás do LO!!
Beijins!!

Adliz Jamile disse...

Suuuuuuuuu!!! Vc pegou o espírito da coisa, rs!!! Nossa amei muito o LO, o artista escolhido, a obra e principalmente a história que tanto te marcou!!! Afão, LINDOOOOO!!!!
É isso aí, uhhhhuuuuuuu, rs - me empolguei, hahaha!!!!

Beijocas, Adliz!

Sogni nel Cassetto disse...

Ai, que coisa mais emocionante.
Parabéns querida. Tá lindo e seu texto então nem se fala.
Bjs