Páginas

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Smash Literário em Abril!

   Continuando o Projeto do Smash Literário, aqui estão minhas páginas do mês de abril.
   A primeira, falando sobre uma série favorita. Não é A favorita, pois tenho muitas, gosto de Rick Riordan (Percy Jackson e os Olimpianos, Os Heróis do Olimpo, As Crônicas dos Kane), gosto de James Rollins e sua fantástica Força Sigma, tem o Joseph Delaney, com As Aventuras do Caça Feitiço e muitas outras, que, se for citar aqui o post fica imenso.
   Portanto, simplesmente escolhi a última que li, Divergente, da Veronica Roth. A série conta a trajetória de Tris, uma menina de 16 anos, que resolve romper com as tradições familiares e seguir um caminho diferente (nessa idade, quem nunca?). O final é bem elaborado e inesperado, embora seja coerente com a série. Por isso escolhi essa para fazer a página. Coloquei alguns trechos que gostei, para ilustrar um pouco o espírito da série. E fiquei super feliz e meio espantada ao descobrir que a autora tem apenas 27 anos! É... tô ficando velha mesmo...


   Para a segunda meta desse mês (Tema 7) teríamos que escolher um livro de um autor nacional. Logo eu, que tenho paixão por vários! Aí resolvi ler o livro de uma menina novinha, primeiro livro, indicado no Skoob, etc. e tal. Cara, que furada. Terminei de ler o livro a tapa. Não que seja ruim, mas...
   Bom, eu tinha que resolver a meta. Aí me deparei com o e-book de um livro que tinha lido na minha adolescência, anos 80, que era meio obrigatório na época: Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva. Resolvi reler.    Impressionante como suas reações mudam com o tempo! Na época pensei no engajamento político, na força do cara em dar a volta por cima, etc. etc. etc. Agora, pensei em como a mãe dele se sentiu, filho único, etc. etc. Resultado: o que fazer nessa página? Não saiu muito bonita não, mas saiu bem como eu me sinto em relação ao assunto hoje. Se fosse meu filho, acho que ficaria muito mais desesperada do que a mãe dele ficou. Mas o pessoal que lutou contra a ditadura era feito de outro material, mais forte que eu, talvez. Ou talvez não, quem pode dizer? Só sei que ficaria muito mal mesmo.

   
   Bom, é isso. Espero que gostem e desculpem a crítica literária. Aguardem novas postagens sobre o assunto, pois os próximos temas prometem!
   Até mais amiguinhos!

9 comentários:

ALE DOSSENA disse...

Adorei suas páginas e suas escolhas Lu!!! Beijos!!

Patrícia Dias disse...

Eu tbém li Feliz Ano Velho na adolescência. Deu vontade de reler e creio que tbém veria com outros olhos. A série não conheço.
Lindas páginas!
bjs,

Cristina Oliveira disse...

Estou super curiosa para ler essa série Divergente.
Adorei suas páginas!!!
beijokas

Elis disse...

Muito bacana ver como mudou a sua percepção do livro nas duas leituras! E as páginas ficaram lindas!

Mônica Castro disse...

Adorei os registros !!! No autor brasileiro, fui inventar e não gostei tanto, bjs !!!!

Lolô Artesanato disse...

Legal Su, vc consegue ler essas serie meio juvenis né? eu não tenho saco, hehehe
Li Feliz ano velho há muitos anos e lembro que gostei bastante
bjins querida
<3

Anônimo disse...

Su, adorei suas páginas. A série Divergente eu comecei a ler ontem, graças a você!! Ah, eu estou gostando bastante... fico imaginando em que facções cada pessoa que eu conheço estaria... hahahah...

Lu Oliveira disse...

Su, adorei usas escolhas!!! Quero ler Divergente, mas vai ficar pro ano que vem! Ainda não li Feliz Ano Velho... mas tenho certeza que seria muito bom pra compreender uma parte importante da história do Brasil!

Adorei seus registros! Ficaram lindos!

bjks

Anônimo disse...

Adorei seus registros, Suzana! A reflexão que colocou nas páginas... isso de reler e ter reações diferentes, é muito legal né!?
Você é bem parecida comigo! Também não tenho uma série favorita. Tenho várias e muitas estão na sua lista.
A dos Kane não consegui terminar ainda. Terei que voltar, porque parei na metade do primeiro livro, mas tenho todos aqui já.
A Força Sigma é ótima e queria tanto os livros que não foram lançados aqui... terei que arriscar nas traduções.
Parabéns pelas páginas!