Páginas

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Smash Literário de Agosto!

   Finalmente consegui um tempinho para postar aqui as leituras para o Smash Literário de agosto! Eu já estava aflita, pois setembro já vai pelo meio e nada de saírem as páginas! Senta que lá vem história!
  Para agosto as metas eram: Livro Policial (piece of cake) e  Livro de autor não inglês - estrangeiro que escreva em língua diferente de inglês, e que não seja brasileiro (not bad).
   Para livro policial, as meninas lá do grupo me apresentaram a uma autora que eu nunca havia lido, a Nora Roberts. Ela tem uma série de livros, com o pseudônimo J. D. Robb. A personagem principal é uma policial que adora café (aham...), tem um passado e se apaixona por um milionário maravilhoso. As histórias são muito bem construídas. Só acertei no assassino uma vez e mesmo assim, já tinha lido cinco livros da série. Obrigada pela nova leitura meninas! Podem ter certeza que fiquei fã!
   A página do Smash ficou assim:

   
   Nas abinhas estão os cinco livros que já li da série, mas já tenho onze. Sei que já existem 24 publicados, mas não tenho dados completos das publicações no Brasil.
   Para livro de autor estrangeiro, escolhi Gabriel Garcia Marquez, com seu famoso Cem Anos de Solidão. Não é um livro inédito para mim, pois li na minha adolescência (não, não foi para um projeto de escola, foi por vontade própria mesmo). Na época me lembro que fiquei muito impressionada com a história de Aureliano Buendia. Continuei impressionada, 30 anos depois. O realismo fantástico do livro é quase comparável ao surrealismo de Salvador Dali. meu exemplar tem ilustrações de Caribé para completar. Arte em forma de livro e livro em forma de arte. Para quem sabe ler nas entrelinhas, ainda tem toda uma história Sul Americana de ditaduras e domínios feudais e de como sociedades ideais não resistem ao progresso. A página:

   
   Ah! Gabo não é maniqueísta. Não tem um herói. Não tem um vilão. Tem gente que sangra, erra, ama, odeia, é gordo, é magro, é lindo, é feio, ou seja, gente normal que não aparece nos comerciais.

Nenhum comentário: